Os Benefícios do Ensino de Tecnologia na Escola

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter

Entenda como a tecnologia pode ser inserida no ambiente educacional e conheça 6 principais benefícios do ensino de tecnologia na escola.

Conforme o mundo atravessa um processo de digitalização, a capacidade de lidar com a tecnologia torna-se uma habilidade crucial. Por isso, é importante preparar crianças e jovens desde cedo, incentivando o ensino de tecnologia ainda na escola.

Hoje, precisamos saber utilizar várias tecnologias, tanto em atividades profissionais quanto em tarefas do cotidiano. Dessa forma, os jovens que saem da escola com um bom domínio da tecnologia têm mais facilidade de se adaptar às demandas da vida adulta.

Neste artigo, você vai entender melhor como a tecnologia pode ser inserida no ambiente educacional e conhecer os principais benefícios dessa iniciativa.

Inserindo a tecnologia na escola

A maneira mais eficaz de ensinar sobre tecnologia na escola não é simplesmente falando sobre o assunto, mas expondo os estudantes diretamente e permitindo que eles interajam a fundo com vários tipos de tecnologia.

Essa interação ocorre de diferentes formas.

Uma forma de aprender é pela criação. Por exemplo, em um laboratório de robótica, os estudantes podem montar e programar seus próprios robôs. Em um laboratório de informática, eles podem desenvolver seus próprios aplicativos.

Outra forma de aprender é pelo uso. Por exemplo, em um fab lab, os estudantes podem utilizar impressoras 3D para produzir objetos tridimensionais. Usando as impressoras, eles aprendem sobre o funcionamento dessa tecnologia.

Mesmo na sala de aula é possível promover a exposição à tecnologia. Alguns exemplos são os tablets e as lousas interativas, utilizados para expandir a experiência do ensino com recursos multimídia.

Benefícios do ensino de tecnologia

O ensino de tecnologia na escola traz diversos benefícios para os estudantes. Veja alguns dos principais.

1. Preparação para lidar com novas tecnologias

O primeiro e mais evidente benefício do ensino de tecnologia na escola é o preparo dos estudantes para lidar melhor com novas tecnologias que surgirão no futuro.

Você, provavelmente, consegue pensar em pessoas mais velhas, que estão tendo dificuldades para se adaptar à transformação digital. Essas pessoas não tiveram a oportunidade de aprender sobre tecnologia quando jovens. Por isso, elas não conseguem acompanhar as mudanças em andamento.

A tendência de digitalização não vai se reverter. O esperado é que ela acelere e se aprofunde ainda mais nos próximos anos. Portanto, é importante que crianças e jovens aprendam desde cedo a lidar com a tecnologia. Assim, mesmo depois de adultos, eles terão mais facilidade para dominar novas ferramentas.

2. Desenvolvimento de competências relevantes

Aprender sobre tecnologia na escola ajuda a desenvolver competências relevantes, mesmo essas competências não estando necessariamente ligadas à tecnologia em si.

Por exemplo, quando os estudantes constroem um robô, além de aprender sobre robótica, eles também estão aprendendo também sobre trabalho em equipe, resolução de problemas e formas construtivas de lidar com a frustração.

Todas essas competências são fundamentais nas relações pessoais e profissionais da vida adulta. Aqueles que têm a oportunidade de desenvolvê-las durante o período escolar encontram menos dificuldades quando chega a hora de colocá-las em prática.

3. Aplicação prática de conceitos teóricos

A tecnologia é resultado da aplicação prática de conceitos teóricos. Conceitos de matemática e física, por exemplo, estão por trás do funcionamento das máquinas que usamos no dia a dia, como computadores, tablets e smartphones.

Por isso, o ensino de tecnologia na escola é um caminho para apoiar o ensino dos conteúdos tradicionais. Ela permite mostrar aos estudantes a aplicação prática dos conceitos teóricos estudados em sala de aula.

Vale a pena lembrar que os conceitos teóricos são abstratos. Esse é um dos motivos por trás da dificuldade em aprendê-los. Concretizar esses conceitos por meio da tecnologia permite que os estudantes visualizem e, assim, compreendam melhor.

4. Abertura de caminhos profissionais

O contato com a tecnologia na escola pode abrir caminhos profissionais para os estudantes. Por meio do ensino de tecnologia, eles têm a oportunidade de descobrir interesses e conhecer carreiras diferentes, menos evidentes na sala de aula tradicional.

É importante lembrar que, com a transformação digital, o mercado de trabalho também está atravessando grandes mudanças. Profissões que antes não existiam, agora são as mais buscadas pelas empresas. Enquanto isso, algumas profissões antigas estão desaparecendo ou mudando de escopo.

Um bom exemplo é a carreira de cientista de dados. Apesar de relativamente nova, é considerada muito promissora.

Para seguir essa carreira é preciso saber usar softwares avançados e trabalhar com programação. Ou seja, estudantes que tiveram o ensino de tecnologia na escola ganham uma vantagem importante para seguir essa carreira, que muitos ainda nem conhecem.

5. Estímulo à criatividade

Outro benefício é o estímulo da criatividade em crianças e jovens. Afinal, muitas tecnologias são ferramentas que abrem portas para a criação de novas soluções. 

Um bom exemplo, novamente, é o fab lab. Os estudantes aprendem a utilizar as tecnologias que estão disponíveis nesse laboratório, como as impressoras 3D. Com esses recursos, os estudantes podem imprimir objetos tridimensionais inovadores, que eles mesmos projetaram.

O fato de ter esses recursos à sua disposição e saber utilizá-los já é um incentivo à criatividade. Os estudantes tornam-se mais atentos para observar problemas e mais abertos a pensar em soluções.

6. Engajamento com o ambiente educacional

Ensinar tecnologia para jovens que já nasceram com um smartphone nas mãos pode parecer desnecessário, mas não é. Além de todos os benefícios já apresentados, trazer a tecnologia para dentro do ambiente educacional é uma forma de aumentar o engajamento dos estudantes com esse ambiente.

Esse benefício vai além do ensino de tecnologia. Ele está associado com uma questão mais ampla, a educação inovadora. Por isso, é interessante que a instituição de ensino promova a integração da tecnologia com o ensino dos conteúdos tradicionais.

Em outras palavras, a tecnologia não deve ficar restrita a espaços e momentos específicos. Em vez disso, ela precisa ser usada para tornar o ensino de matérias como história, química e idiomas mais dinâmico. Além disso, ela também pode abrir portas para que o aluno tenha um papel mais ativo na sala de aula, em vez de ser apenas um espectador do professor.

Neste artigo, você viu como a tecnologia pode ser inserida no ambiente educacional e conferiu os principais benefícios do ensino de tecnologia na escola. Para acompanhar mais artigos sobre educação, acompanhe o blog do Colégio Bertoni.