É hora de dar boas-vindas ao Novo Ensino Médio

O que é Novo Ensino Médio

O novo ensino Médio promove uma transformação na educação brasileira e nos coloca junto aos países da Europa e Estados Unidos que já aplicam modelos muito semelhantes. Ele foi pensado para trazer mais protagonismo aos estudantes em um período muito importante para escolha das profissões e para toda a vida.

O novo Ensino Médio foi pensado tendo uma parte comum e uma parte flexível

Parte Comum

Formação Geral Básica

Projeto de Vida

Parte Flexível

Itinerários Formativos

Eletivas

Novo Ensino Médio no Bertoni

O Colégio Bertoni já antecipou esse movimento desde 2017, quando criamos a Escola Internacional e a Equipe Strike conectadas às top 10 habilidades do profissional do futuro elencadas pelo Fórum Econômico Mundial e pela Google Fore Education.

Em 2017 ainda já implantamos as disciplinas de Pensamento Matemático, Oficinas de Redação, Projeto Strike e demos continuidade à Companhia de Teatro Bertoni e outros projetos que tornam o aluno protagonista. Em 2018 fomos campeões mundiais na principal competição de robótica educacional do mundo, a FRC.

Venha conhecer o novo Ensino Médio Bertoni

Formação Geral Básica

A formação geral básica (FGB) contempla as competências, habilidades e conteúdos curriculares previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses conteúdos e disciplinas são obrigatórios em todas as escolas do Brasil. As disciplinas obrigatórias são:

Esses conteúdos BNCC compõe o núcleo de conhecimentos cobrados atualmente no ENEM. Mas é importante dizer que em 2022 já teremos ENEM seriado e que em breve virá o NOVO ENEM que incluirá duas fases: uma fase básica e uma específica. O Bertoni já está preparado para o NOVO ENEM.

  • Características da Formação Geral Básica que só o Bertoni tem
  • 100% dos conteúdos ensinados até o 2º ano do Ensino Médio
  • Projetos integradores que complementam a formação básica nas áreas de interesse.
  • Aprofundamento e Revisão de todo o conteúdo no 3º Ano
  • Foco no NOVO ENEM e nos novos modelos de seleção das Universidades
  • Melhor resultado para o ENEM seriado válido já em 2022

Itinerários Formativos

Parte Flexível do Currículo

Os Itinerários Formativos são a parte flexível do currículo do Ensino Médio. Essa proposta considera que os alunos tem maior engajamento e prazer de estudar quando escolhem as áreas de interesse. Além disso os itinerários ampliam a conexão com o mercado de trabalho e com as futuras profissões dos estudantes.

Objetivos Pedagógicos dos Itinerários Formativos

Aprofundar e ampliar aprendizagens:

Competências Gerais, Áreas do Conhecimento e/ou formação técnica e profissional.
Consolidar formação integral:

Desenvolvimento de autonomia para estudantes realizarem seus projetos de vida.

Promover valores
universais:

Ética, Liberdade, Democracia, Justiça Social, Pluralidade, Solidariedade e Sustentabilidade.

Desenvolver
habilidades:

Visão de mundo ampla e heterogênea, Capacidade de tomar decisões e agir.

Como Funcionam os Itinerários no Bertoni

Os itinerários Bertoni foram minuciosamente pensados e
desenvolvidos para criar a vontade de aprender, de estudar, de ampliar os
horizontes e possibilidades dos alunos, incluindo aí carreiras internacionais.

Projeto de Vida

O aluno frequenta as aulas normalmente no início do ano letivo. Nessa fase as aulas ocorrem na parte comum da formação Geral Básica e também com atividades do projeto de vida. No projeto de Vida o aluno conhece detalhes dos itinerários e em março faz a opção pelo itinerário e eletivas que desejar. É importante destacar que a cada semestre o aluno tem a liberdade de modificar suas escolhas, podendo experimentar sem prejuízo a sua formação.

Quais são os Itinerários Formativos

Itinerários formativos no Bertoni

O projeto de vida une autoconhecimento e prática, o aluno passa a se conhecer melhor, identificar seus pontos fortes e potenciais, além de seus interesses e sonhos. Com isso ele pode fazer escolhas e aprofundar temas específicos relacionados a seu sonho, traçar metas e estratégias para alcançar seus objetivos de vida

No Bertoni os alunos contam com a orientação de psicopedagogos e psicólogos especializados no tema e com larga experiência em vestibulares e processos seletivos internacionais.

O projeto de vida conta ainda com Ciclo de Palestras com profissionais de todo o Brasil além de visitas a instituições de ensino superior e projetos profissionais.

Aprofundamentos por Área de Conhecimento

A formação geral do 1º e 2º ano garante todos os conteúdos BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio. Além disso, os alunos podem cursar temas e matérias mais afinizadas a seu projeto de vida. As matérias são divididas em módulos de complementação e aprofundamento

Itinerários Formativos

Os alunos de 1º e 2º ano escolhem pelo menos um dos itinerários formativos a seguir.

Ensino Médio Internacional

A opção pelo Ensino Médio Internacional contempla uma formação cultural ampla com currículo dos Estados Unidos. As aulas são ministradas em Inglês por professores nativos em língua inglesa, treinados e certificados pela University of Missouri, entre as melhores do mundo na área de educação. 

O High School Missouri é o programa mais conceituado dentre os que oferecem formação no Brasil.

Prepara o acesso às Universidades dos Estados Unidos, Canadá, Europa e China.

Certificados obtidos

  • University of Missouri High School
  • Cambridge FCE nível C2
Matérias do Currículo Mizzou
  • US History
  • Speech
  • Health
  • Global Issues
  • Composition and Literature
  • Debate

Saúde e inovação

O itinerário de Saúde e Inovação visa o desenvolvimento de habilidades de habilidades de pesquisa científica e o conhecimento das temáticas mais avançadas da área de saúde, neurociência e sustentabilidade. Essas temáticas e habilidades foram minuciosamente escolhidas com objetivo de formar o aluno para o NOVO ENEM que passa a valer em 2023/2024 e que já é tendência na maior parte dos vestibulares do Brasil.

O Itinerário desenvolve Habilidades e conhecimentos ideais para o futuro profissional de Medicina e Saúde.

Eis algumas componentes curriculares do Itinerário: