Fab lab na escola: confira 6 vantagens para a aprendizagem

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter

Conheça as 6 principais vantagens que o Fab Lab, um laboratório de fabricação digital, pode trazer para a aprendizagem de crianças e jovens.

Como parte das medidas para uma educação inovadora, é importante usar  espaços criativos dentro da escola. Explorando ambientes diferentes da sala de aula, os estudantes têm a oportunidade de conhecer métodos que vão além da tradicional exposição estruturada. Um desses espaços é o Fab Lab.

As atividades desenvolvidas no Fab Lab possibilitam que os estudantes aprendam a lidar com tecnologias de aplicação prática. Ao mesmo tempo, elas também estimulam o desenvolvimento de competências como a resolução de problemas e a organização de projetos.

O que é um Fab Lab

Fab Lab, ou Fabrication Laboratory, é um laboratório de fabricação digital. Ele conta com  equipamentos para que os estudantes possam fabricar objetos que eles mesmos idealizaram e projetaram, além de todo o suporte para isso.

Entre os equipamentos que compõem um Fab Lab, estão as impressoras 3D, que permitem produzir um objeto tridimensional a partir de um modelo digital criado no computador. Essa tecnologia apresenta um potencial de aplicação prática muito amplo, e já foi usada até mesmo para produzir órgãos utilizados em transplantes.

As vantagens do Fab Lab na aprendizagem

A integração do Fab Lab com o ambiente escolar traz vantagens relevantes para a aprendizagem, como a oportunidade de trazer conceitos abstratos para o plano concreto e a possibilidade de estimular o empreendedorismo, entre outras.

1. Trazer conceitos abstratos para o plano concreto

Muitos conteúdos abordados na sala de aula envolvem conceitos abstratos, como fórmulas matemáticas. Esses conceitos são transportados para o plano concreto nas atividades desenvolvidas dentro do Fab Lab.

Por isso, esse espaço não apenas mostra aos alunos que os conteúdos estudados são importantes, como auxilia na assimilação desses conteúdos.

2. Estimular o empreendedorismo

Empreender não é apenas abrir um negócio. O empreendedor é aquele que pensa “fora da caixa” e é capaz de tomar iniciativa para criar algo novo. Por isso, o empreendedorismo é uma característica positiva, independentemente do caminho profissional escolhido na fase adulta. 

No Fab Lab, os estudantes são estimulados a empreender. Eles não utilizam o espaço para recriar o que já existe, mas para pensar em soluções novas e tirar suas próprias ideias do papel. Eles são encorajados a expressar sua criatividade e buscar a inovação em seus projetos. 

3. Desenvolver competências fundamentais

Competências como a resolução de problemas e a organização de projetos são fundamentais na vida adulta, seja no âmbito pessoal ou profissional. Desenvolver essas competências é tão importante para o sucesso quanto dominar os conteúdos do currículo escolar. 

Já está havendo uma reinvenção da sala de aula, para um modelo que envolve o desenvolvimento dessas competências, conhecidas como soft skills. Outros espaços da escola também podem oferecer oportunidades para que os estudantes desenvolvam soft skills, como é o caso do Fab Lab.

Um ponto interessante é que as competências são cultivadas organicamente. Crianças e jovens não são instruídos sobre como trabalhar em equipe ou gerenciar melhor seu tempo. Em vez disso, eles percebem que o sucesso das atividades está correlacionado a sua capacidade de colaborar ou ser mais produtivos.

Assim, os estudantes ajustam seu comportamento para alcançar o resultado desejado nas atividades do Fab Lab. Em resumo, eles entendem intuitivamente a importância dessas competências e fazem esforços independentes para desenvolvê-las.

4. Ensinar a lidar com a frustração de forma saudável

Mesmo com o desenvolvimento das competências certas, nem sempre os projetos dos alunos alcançam o resultado idealizado. Por exemplo, depois de trabalhar durante semanas em um design para um protótipo, na hora em que ele sai da impressora 3D e é testado, é possível que ele não funcione. 

Esse tipo de situação causa, naturalmente, uma certa frustração. No entanto, no Fab Lab, eles aprendem a lidar com esse sentimento de uma forma saudável.

Quando um projeto não funciona, os alunos são incentivados a identificar qual foi a origem do problema, revisar seu trabalho e fazer uma nova tentativa. Essa é uma mudança importante de perspectiva, na qual a falha não é algo negativo, mas uma oportunidade para melhorias.

5. Preparar para o uso de tecnologias úteis

Como já foi explicado, existe uma vasta gama de possibilidades de aplicação prática das impressoras 3D, bem como de outros equipamentos que fazem parte do espaço do Fab Lab. Portanto, saber como utilizar essas tecnologias é um diferencial que pode beneficiar os estudantes em sua carreira.

Também é interessante notar que o contato com essas tecnologias no Fab Lab pode despertar a curiosidade dos estudantes para alternativas de carreiras que estão surgindo agora e que eles possivelmente ainda não consideraram.

6. Demonstrar que o aprendizado não se limita à sala de aula

Por um lado, como já foi destacado, o Fab Lab é um espaço onde os conceitos abstratos vistos em sala são concretizados, e isso facilita o aprendizado. Por outro lado, também existem assuntos que nem mesmo são abordados em sala de aula, mas que podem ser trabalhados nesse espaço, como aspectos mais avançados de Cálculo ou Física.

O mais importante é que, por meio das atividades no Fab Lab, os estudantes percebem que o aprendizado não se limita ao espaço ou ao formato estruturado da sala de aula. Pelo contrário, é possível aprender em qualquer ambiente e mesmo quando não há um professor expondo os conteúdos.

Assim, crianças e jovens podem desenvolver uma atitude mais aberta e assumir um papel de protagonistas em relação à aquisição do conhecimento.

Neste artigo, você conheceu o Fab Lab e as 6 principais vantagens que ele pode trazer para a aprendizagem. Para explorar tudo que esse espaço tem a oferecer, é importante que sua implementação esteja alinhada com a proposta pedagógica da instituição de ensino.

No Colégio Bertoni, a proposta pedagógica é integral, focada na formação plena de crianças e jovens, tanto no âmbito acadêmico quanto humano. Portanto, o Fab Lab está completamente alinhado com essa proposta, na medida em que oferece a oportunidade de expandir o trabalho realizado em sala de aula.

Acesse o site e entenda melhor a proposta pedagógica do Colégio Bertoni e os diferenciais de ensino oferecidos aos estudantes e suas famílias.