Anos iniciais

A Pedagogia bertoniana visa a criar condições e oportunidades para que nossos alunos sejam pessoas mais responsáveis e solidárias tanto na vida acadêmica quanto na vida familiar, sabendo cultivar amizades sadias e hábitos de estudo para toda a vida.

Em tudo o que fazemos, buscamos a construção de valores essenciais ao ser humano do século 21. Observamos a agenda 2030 da ONU como uma proposta de valores e conhecimentos a serem desenvolvidos na escola.
Para isso, assumimos uma educação de excelência, com alto nível de exigência, em que se desenvolva o senso de responsabilidade.

Para atingir a excelência, buscamos sempre certificações reconhecidas em âmbito nacional e internacional.

SOMOS UMA ESCOLA BRASILEIRA, DE PERÍODO INTEGRAL, MULTILÍNGUE COM CURRÍCULO INTERNACIONAL, VOLTADO AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO SÉCULO 21.

Currículo Internacional

A Unidade Vila Yolanda é uma escola integral multilíngue. Os alunos assistem
a aulas em português em 50% do tempo, cumprindo um currículo aderente à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nos outros 50% do tempo, os alunos assistem a aulas

em inglês, cumprindo um currículo internacional focado no exame Cambridge Young Learners. O Currículo Internacional da Educação Infantil inclui: Cooking Classes, Arts,
Sports, Story Time, Maker Moment e Linguistic Activities.

Currículo Internacional orientado pelo modelo Cambridge Young Learners.

Material didático da National Geographic com currículo Cambridge, desenvolvido para promover debate e conscientização sobre os grandes problemas da atualidade de acordo com a agenda 2030 da ONU. Material de excelente visual e conteúdo.

No currículo brasileiro, o Bertoni adota o Sistema Poliedro, por ser totalmente
aderente à proposta pedagógica de excelência e formação cognitiva, sendo um dos sistemas de maior aprovação em vestibulares do Brasil.

O Bertoni é centro acreditado do Instituto Cervantes para aplicação do exame DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera). Nos últimos anos, a grande maioria dos alunos tem obtido o diploma DELE no Bertoni.

Ao fim do 5o ano, nossos alunos podem obter os seguintes certificados de validade internacional:

Habilidades Socioemocionais

Desde 2017, o Bertoni possui um programa estruturado de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tendo coordenação pedagógica específica e professores especializados.

Objetivo do Programa

• Desenvolvimento de empatia.
  • Entendimento das emoções.
  • Cooperação e comunicação.
  • Demonstração de autonomia.
  • Forte vínculo do colégio com a família.

Pilares do Programa

Sala de aula

Aula semanal realizada por uma psicopedagoga utilizando histórias, músicas infantis e promovendo a escuta ativa e a fala.

Toda equipe da escola é treinada no programa de desenvolvimento socioemocional.

Família

A participação da família é fundamental. Ela ocorre a partir dos projetos desenvolvidos na escola, da interação pelo aplicativo Bertoni Socioemocional e de feedbacks individualizados.

Projetos

Projetos específicos que envolvem toda escola no desenvolvimento da empatia, da cooperação e fraternidade.

App Bertoni Socioemocional

Os conteúdos das aulas, dos projetos, os feedbacks individualizados e o calendário de eventos sociemocional são todos integrados a partir do aplicativo.

Pensamento Matemático

O Bertoni possui um programa de desenvolvimento do raciocínio matemático
que inclui atividades semanais na Innovation Room. Os alunos assistem
a aulas dinâmicas e gamificadas, utilizando materiais e métodos da
Lego Education desde a Pré-escola até o 9o ano. Essa disciplina chama-se
STEAM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes
(Design) e Matemática, sendo adotada em escolas da Europa e dos EUA.

Nas aulas de STEAM trabalha-se com:

Soluções de problemas reais

Aulas de Robótica e Programação

Trabalho em equipe

Linguagem matemática, de tabelas, gráficos e infográficos 2021

Raciocínio matemático de cabeça, sem decorebas

Refeitório Escolar

A alimentação saudável é um valor para o Colégio Bertoni. Por este motivo, o conceito de ‘refeitório’ é muito mais amplo para nós, pois engloba, também, a educação alimentar. Nosso cardápio é balanceado, focado na oferta de itens produzidos internamente, com baixa inserção de açúcares e produtos industrializados. Todos os alunos de período integral da Educação Infantil recebem 5 refeições por dia com orientação dos professores sobre alimentação saudável.

Dentro das Cooking Classes, que acontecem semanalmente, trabalhamos, além da produção da receita escolhida, vocabulário e aspectos culturais do prato, o que enriquece muito o trabalho realizado. Em tais aulas os alunos preparam as refeições com orientação da professora e da nutricionista.

• 5 refeições diárias
  • Respeito a restrições alimentares, glúten e lactose
  • Cooking Classes semanais
  • Opções veganas
  • Cardápio semanal entregue com antecedência

Disciplinas Oferecidas

• Acting Classes
  • Arts & Design

Eventos

O colégio segue um calendário de eventos integrado com o desenvolvimento pedagógico. Os eventos buscam desenvolver solidariedade, trabalho em equipe, integração da família com a escola e conscientiza­ção quanto a temas atuais e prioritários para o planeta. O calendário inclui também datas comemorativas de países de língua inglesa.