Anos finais

A Pedagogia bertoniana visa a criar condições e oportunidades para que nossos alunos sejam pessoas mais responsáveis e solidárias tanto na vida acadêmica quanto na vida familiar, sabendo cultivar amizades sadias e hábitos de estudo para toda a vida.

Em tudo o que fazemos, buscamos a construção de valores essenciais ao ser humano do século 21. Observamos a agenda 2030 da ONU como uma proposta de valores e conhecimentos a serem desenvolvidos na escola.
Para isso, assumimos uma educação de excelência, com alto nível de exigência, em que se desenvolva o senso de responsabilidade.

Para atingir a excelência, buscamos sempre certificações reconhecidas em âmbito nacional e internacional.

SOMOS UMA ESCOLA BRASILEIRA, DE PERÍODO INTEGRAL, MULTILÍNGUE COM CURRÍCULO INTERNACIONAL, VOLTADO AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO SÉCULO 21.

Currículo de Alta Performance

Nosso Ensino Fundamental Anos Finais foi concebido para atingir alto
desempenho e formar a base cognitiva para o Ensino Médio. O currículo
é adequado à nova BNCC, desenvolvendo habilidades de Linguagem,
Matemática, Ciências Humanas e Naturais.

Além disso, há disciplinas de
Inteligência Emocional, Robótica, STEAM e Educação Financeira. Nossa
prática pedagógica é certificada pelos seguintes parceiros:

No currículo brasileiro, o Bertoni adota o sistema Poliedro por ser totalmente aderente à proposta de excelência, sendo um dos sistemas de maior
aprovação em vestibulares do Brasil.

O Pense Matemática é o parceiro do Bertoni para o desenvolvimento do raciocínio matemático. Todos os professores são treinados na plataforma.

O Bertoni é centro acreditado do Instituto Cervantes para aplicação do exame DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera). Nos últimos anos, a grande maioria dos alunos tem obtido o diploma DELE no Bertoni.

Bertoni é escola parceira do Instituto Goethe.  Assim, a partir de 2021 os estudantes podem escolher o alemão como segunda língua estrangeira.
O programa visa alcançar a certificação B1 ao final do Ensino Fundamental II e C1 na concluisão do Ensino Médio.

O Bertoni possui professores treinados e certificados pela Lego Education para aplicação de aulas de Robótica e STEAM.

Currículo Internacional

O Bertoni é uma escola integral, multilíngue, com opção de currículo internacional certificado pela University of Missouri. Alunos que optam pelo currículo
Missouri todos os dias têm aulas do currículo americano.

Horário: das 7h15 às 12h50
Todo o currículo é ministrado no
período da manhã.

Certificados obtidos:

* Necessária aprovação nas provas.

Período Integral

A opção integral no Ensino Fundamental permite que o aluno fique na escola até as 17h desenvolvendo atividades culturais
e pedagógicas complementares. Essas atividades são opcionais.

Pensamento Matemático

O Bertoni possui um programa de desenvolvimento do raciocínio matemático
que inclui atividades semanais na Innovation Room. Os alunos assistem
a aulas dinâmicas e gamificadas, utilizando materiais e métodos da
Lego Education desde a Pré-escola até o 9o ano. Essa disciplina chama-se
STEAM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes
(Design) e Matemática, sendo adotada em escolas da Europa e dos EUA.

Nas aulas de STEAM trabalha-se com:

Soluções de problemas reais

Aulas de Robótica e Programação

Trabalho em equipe

Linguagem matemática, de tabelas, gráficos e infográficos 2021

Raciocínio matemático de cabeça, sem decorebas

Disciplinas Oferecidas

• Business
  • STEAM

CURRÍCULO EM INGLÊS

Missouri Global Leaders Programm:
  • Discussion and Debate
  • Health
  • Global Issues
  • Idiomatic Business English
  • Science
  • US History
  • Demography and Democracy

Eventos

O colégio segue um calendário de eventos integrado com o desenvolvimento pedagógico. Os eventos buscam desenvolver solidariedade, trabalho em
equipe, integração da família com a escola e conscientização quanto a temas atuais e prioritários para o planeta. O calendário inclui também datas comemorativas de países de língua inglesa.