Na Educação Infantil, trabalhamos os

seis eixos estruturantes da BNCC:

1. Conviver; 2. Brincar; 3. Participar;

4. Explorar; 5. Expressar; e

6. Conhecer-se.

Nossa abordagem ocorre a partir de um viés pedagógico que concilia muita
interação horizontal e desenvolvimento de projetos. A equipe de professores
destaca-se por sua excelência, aliada ao olhar individualizado e, principalmente,
afetuoso, que só pedagogos experientes e de alto nível conseguem
apresentar.

SOMOS UMA ESCOLA BRASILEIRA, DE PERÍODO INTEGRAL, MULTILÍNGUE COM CURRÍCULO INTERNACIONAL, VOLTADO AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO SÉCULO 21.

Currículo Internacional

A Unidade Vila Yolanda é uma escola integral multilíngue. Os alunos assistem
a aulas em português em 50% do tempo, cumprindo um currículo aderente à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nos outros 50% do tempo, os alunos assistem a aulas em inglês, cumprindo um currículo internacional focado no exame Cambridge Young Learners.

O Currículo Internacional da Educação
Infantil inclui: Cooking Classes, Arts, Sports, Story Time, Maker Moment e
Linguistic Activities.

Currículo Internacional orientado pelo modelo Cambridge Young Learners.

Material didático da National Geographic com currículo Cambridge, desenvolvido para promover debate e conscientização sobre os grandes problemas da atualidade de acordo com a agenda 2030 da ONU. Material de excelente visual e conteúdo.

No currículo brasileiro, o Bertoni adota o Sistema Poliedro, por ser totalmente
aderente à proposta pedagógica de excelência e formação cognitiva, sendo um dos sistemas de maior aprovação em vestibulares do Brasil.

Ao fim do 5o ano, nossos alunos podem obter os seguintes certificados de validade internacional:

Habilidades Socioemocionais

Desde 2017, o Bertoni possui um programa estruturado de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tendo coordenação pedagógica específica e professores especializados. Dentre as atividades desenvolvidas está a disciplina Inteligência Emocional, que faz parte da grade curricular desde a Pré-escola até o 9o ano.

Objetivo do Programa

• Desenvolvimento de empatia.
  • Entendimento das emoções.
  • Cooperação e comunicação.
  • Demonstração de autonomia.
  • Forte vínculo do colégio com a família.

Pilares do programa

Sala de aula

Aula semanal realizada por uma psicopedagoga utilizando histórias, músicas infantis e promovendo a escuta ativa e a fala.

Toda equipe da escola é treinada no programa de desenvolvimento socioemocional.

Família

A participação da família é fundamental. Ela ocorre a partir dos projetos desenvolvidos na escola, da interação pelo aplicativo Bertoni Socioemocional e de feedbacks individualizados.

Projetos

Projetos específicos que envolvem toda escola no desenvolvimento da empatia, da cooperação e fraternidade.

App Bertoni Socioemocional

Os conteúdos das aulas, dos projetos, os feedbacks individualizados e o calendário de eventos sociemocional são todos integrados a partir do aplicativo.

Pensamento Matemático

O Bertoni possui um programa de desenvolvimento do raciocínio matemático que inclui atividades semanais na Innovation Room. Os alunos assistem a aulas dinâmicas e gamificadas, utilizando materiais e métodos da Lego Education desde a Pré-escola até o 9o ano. Essa disciplina chama-se STEAM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes (Design) e Matemática, sendo adotada em escolas da Europa e dos EUA.

Nas aulas de STEAM trabalha-se com:

Soluções de problemas reais

Aulas de Robótica e Programação

Trabalho em equipe

Linguagem matemática, de tabelas, gráficos e infográficos 2021

Raciocínio matemático de cabeça, sem decorebas

Refeitório Escolar

A alimentação saudável é um valor para o Colégio Bertoni. Por este motivo, o conceito de ‘refeitório’ é muito mais amplo para nós, pois engloba, também, a educação alimentar. Nosso cardápio é balanceado, focado na oferta de itens produzidos internamente, com baixa inserção de açúcares e produtos industrializados. Todos os alunos de período integral da Educação Infantil recebem 5 refeições por dia com orientação dos professores sobre alimentação saudável.

Dentro das Cooking Classes, que acontecem semanalmente, trabalhamos, além da produção da receita escolhida, vocabulário e aspectos culturais do prato, o que enriquece muito o trabalho realizado. Em tais aulas os alunos preparam as refeições com orientação da professora e da nutricionista.

• 5 refeições diárias
  • Respeito a restrições alimentares, glúten e lactose
  • Cooking Classes semanais
  • Opções veganas
  • Cardápio semanal entregue com antecedência

Disciplinas Oferecidas

CURRÍCULO EM PORTUGUÊS

• Corpo, gestos e movimentos
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • O ‘eu’, o ‘outro’ e o ‘nós’
  • STEAM
  • Espaços, tempos e quantidades
  • Traços, sons, cores e formas
  • Educação Física
  • Inglês

CURRÍCULO EM INGLÊS

• Cooking Classes
  • Maker Time
  • Sports
  • Story Time
  • Arts
  • Linguistic Activities

Eventos

O colégio segue um calendário de eventos integrado com o desenvolvimento pedagógico. Os eventos buscam desenvolver solidariedade, trabalho em equipe, integração da família com a escola e conscientiza­ção quanto a temas atuais e prioritários para o planeta. O calendário inclui também datas comemorativas de países de língua inglesa.